quarta-feira, 23 de maio de 2012

CONFISSÃO 10: 80's music vs Bola de Espelhos

Hoje, logo pela manhã liguei a Apple Tv de casa e coloquei na Radio Station intitulada 80's hits. Confesso aqui perante os meus leitores e o mundo da blogosfera: sou um enorme apreciador de tudo na cultura dos anos 80. Já no campo da moda...perdoa-me Freddie Mercury mas não me estou a ver a andar em calças feitas de pedaços de bolas de espelhos e camisolas mais coloridas que uma estufa de flores. Além do mais, esta década deu-nos, para além do meu nascimento, a Madonna e a Cyndi Lauper, o Michael Jackson e o Prince, a Sabrina Salerno e a Samantha Fox, que é como quem diz, a Kenga mãe e a Kenga irmã, o Neverland (ou.."usava a Feira Popular lá de casa porque na altura não tinha facebook para atrair meninos") e O assumo-me gay na próxima vida, a Já mostrei mais vezes as mamas e o pipi do que cantei ao vivo e a Não me vou ficar atrás da outra e vou virar Disco Bitch. Vou aproveitar e fazer uma retrospectiva de alguns dos grandes Hits desta era de apoteose e onde o exagero era adjectivo de meninos. Michael Jackson, figura incontornável dos próximos 10 séculos com Thriller lança o universo dos videoclips e solidifica o sucesso com Billie Jean(ainda bem que pelo menos esse puto não era teu filho, senão a este ainda o penduravas dum helicóptero) chegando ao lugar de Rei do Pop de onde dificilmente sairá um dia, partilhava o trono com a Rainha da Pop, a Madonna Ciccone que com La Isla Bonita e principalmente com o Like a Virgin(sim, porque até aqui toda a gente acreditava na inocência carnal desta fofura) arrasou a concorrência e por mais que a Cyndi Lauper dissesse que as Girls just wanna have fun, ficou para trás na competição. Uma ligeira referência para as inocentezitas da Sabrina Salerno e da Samantha Fox que até editaram um remake da Call Me dos Blondie faz pouco tempo e que vieram abrilhantar esta década de glitter e de pensamentos profanos por esse mundo fora. Mas muito, muito mais se ouvia pelas rádios, ou no saudoso vinil.. As mentiras passaram a ser Sweet Little Lies desde que os Fleetwood Mac fossem o pano de fundo, viajar passar a ser bem mais chic cantado em francês pelos Desireless, ser ligeiramente insano era um comportamento normal se comparado com a Kate Bush, não havia pessoa que não quisesse e não queira ainda ser Forever Young mas isso meus caros, são Sweet Dreams.... Há um universo de sons que ainda hoje são dançáveis e cuja letra se agarrou à massa cinzenta e ainda por cá vagueia. Aerosmith, Police, Guns n' Roses e Depeche Mode...Bonnie Tyler, Culture Club e U2.. daqui a nada o post fica com excesso de caracteres...ah..Pet Shop Boys e o seu british accent(que saudades de Londres)... A verdade é que os 80's permitiram que o mundo visse cada indivíduo pelas suas características especiais e o intuito seria certamente o respeito e o aplauso pela diversidade elogiando expressividade artística. Agora e antes de vos deixar com a playlist feita pelos links acima nas várias músicas, deixo-vos apenas com o que considero os 3 must see clips (aos mais sensíveis o meu obrigado pela leitura, mas aconselho a ficarem por aqui) Dead or Alive - You spin me right round (ou como poderão ver...virei tanto mas tanto, que assumo várias personalidades no clip, sendo que todas elas são femininas) Sabrina Salerno - Boys Boys Boys (porque será que ela chama Rapazes Rapazes Rapazes na música...hmm.. estou intrigado...) Madonna - Like a Prayer (padres, sacerdotes, novos, velhos, coro de Santa Marta de Oeiras...atendo das 9 às 18 e para grupos das 19 às 24)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Confessionário